Destino ainda pouco frequentado por brasileiros é ideal para quem busca cultura, belas praias e um clima hippie chic
Com 37 praias, ilha oferece tranquilidade e privacidade em lugares surpreendentes ( Divulgação St Martin) |
Em um Caribe de turismo massivo, encontrar lugares para ter privacidade pode parecer tarefa impossível, mas eles ainda existem e não estão tão longe assim. Na região de litorais requisitados, como México e Jamaica, há uma pequena ilha próxima à Costa Rica perfeita para quem busca o melhor dos mundos caribenhos: mar deslumbrante, muito sol e o charme de um destino cool. Ainda pouco conhecida no Brasil, a ilha permite que a viagem de descanso seja aproveitada em sua essência e que o melhor da natureza e da cultura local seja descoberto sem grandes multidões.
A riqueza de Saint Martin começa ainda na história. Apesar de pequena, com 95 km², seu território é dividido em dois como consequência de anos de disputa. Ao Norte fica a parte inglesa (Saint Martin) e ao Sul a holandesa (Saint Maarten). Os territórios são independentes entre si, mas conversam para oferecer o melhor do turismo. A estrutura do destino conta com charmosos hotéis boutique e resorts all inclusive, para quem não abre mão da comodidade.
De acordo com Gabriel Cordeiro, gerente geral da BWT Operadora – parceira oficial do destino no Brasil – “St. Martin consegue congregar o melhor da alta hotelaria e do turismo em um destino ainda longe do polo massivo da região e com preços mais acessíveis”, isso faz com que o país seja perfeito em meio ao mar de festas e curtição caribenha.
O clima mais intimista, no entanto, não significa monotonia. As opções de lazer incluem 37 praias para a prática de esportes aquáticos, mergulho, passeios de barco ou até mesmo nudismo. Já a natureza garante lindas trilhas. Na gastronomia, a riqueza cultural, com mistura de sabores caribenhos, franceses e holandeses torna a experiência única. O que não se pode deixar de experimentar é o Johnny Cake, bolinhos que, diz a lenda, eram muito populares pela facilidade de preparo e transporte. Já na bebida, o rum é imperdível e possui produção local. Para quem busca mais agitação, no lado holandês há opção de cassinos, e toda a ilha é duty-free, o que a torna perfeita para compras.
Como um local multicultural, são várias as moedas em circulação. No lado francês é bem comum o uso do euro para as compras, apesar do dólar também ser aceito. Já do lado holandês a moeda é o Florim Antilhano ou o dólar. O turista brasileiro não necessita de visto para uma estadia de até 90 dias. Para chegar até a ilha, a Copa Airlines possui voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro, com escala na cidade do Panamá. O percurso leva em torno de 10 horas. O turista ainda pode aproveitar o programa de stopover da companhia e curtir alguns dias na bela capital panamenha sem pagar a mais por isso com outra passagem.
Maho Beach e seu aeroporto mítico
É em Saint Martín que fica Maho Beach, a atração mais famosa da pequena ilha, que ganha o mundo nas redes sociais. Por estar localizada na “ponta” da pista do aeroporto Internacional Princesa Juliana, o lugar rende fotos e vídeos incríveis de aviões voando baixo sobre a praia. Como a área de pouso é relativamente curta, as aeronaves precisam tocar o solo já na cabeceira da pista. Boeing 747, Airbus A340 e até mesmo o famoso Concorde já aterrissaram nesta pista mítica no universo da aviação.
Observar os aviões tornou-se uma atividade tão popular que os horários de partida e chegada das diversas companhias aéreas são afixados em um quadro nos bares vizinhos. Pouco antes de deixar a ilha e embarcar, muitos viajantes optam por um almoço no terraço dos muitos bares e restaurantes do bairro de Maho para assistir à chegada do seu voo.
A BWT Operadora é a parceira oficial de Saint Martin no Brasil e possui diversas opções de pacotes com diferentes categorias de hospedagem. Para conhecer mais sobre eles e montar sua viagem com tranquilidade e segurança busque um agente de viagem parceiro no site oficial da operadora.
Sobre a BWT Operadora:
Integrante do Grupo Serra Verde Express, a BWT Operadora foi criada em 1996 para desenvolver roteiros a partir dos passeios ferroviários pela Serra do Mar. Em 2011, a empresa se transformou e passou a atuar como operadora de turismo, oferecendo pacotes de viagens, hospedagens e experiências em destinos turísticos dentro e fora do Brasil. Atualmente, a BWT Operadora é referência no setor e tem como principais pilares a credibilidade conquistada junto ao trade turístico, a transparência nas negociações, a valorização dos parceiros comerciais e a sustentabilidade no manejo dos processos. Mais informações no site da operadora.
Saiba tudo que acontece aqui na Revista Empório