No ínicio de abril aconteceu em São Paulo a WTM Latin America, maior feira de turismo das Américas, e o Mato Grosso do Sul marcou presença na divulgação de suas rotas turísticas, características que fazem o estado tão único no Centro-Oeste do Brasil.
Mato Grosso do Sul
O estado conta com inúmeros roteiros ligados á natureza, e é berço de um bioma único, o Pantanal, também dividido com o estado do Mato Grosso. Após certificar Bonito como o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, o Mato Grosso do Sul participou com expositores da rota Campo Grande, Pantanal e Bonito. Agências de turismo, representantes de hotéis e pousadas, de órgãos públicos locais mostraram as inúmeras possibilidades de turismo no estado.
Enaltecendo a identidade pantaneira e de turismo ecológico, com destaque para Bonito, podemos conferir as inúmeras possibilidades da região.
Pantanal
Com uma natureza intocada, o turismo no Pantanal explora o descobrimento, a busca pela essência no contato com a vida pantaneira, o stand mostrou as várias possibilidades para o visitante vivenciar toda a vida local.
Com opções de hospedagem das mais modestas até as de luxo, o Pantanal oferece oportunidades de passeios por terra e água. Canoagem, passeio de barco, safari fluvial, pescaria artesanal de piranha, passeios a cavalo, caminhada ecológica, acampamento na selva. Também pode-se selecionar para perfis mais aventureiros, para quem vai com toda a família, há muitas opções.
A escolha por terra ou água, versão radical ou mais tranquila dos passeios passa sempre pela descoberta da gastronomia pantaneira. Carnes exóticas, como jacaré, peixes da região, como piranha, que você pode pescar e depois saborear no final do passeio, além da famosa sopa paraguaia, que não é uma sopa como nós conhecemos, enriquecem a experiência.
Além de um cruzeiro pantaneiro, onde a hospedagem acontece em um barco com todo o conforto, mas que também conta com passeios por terra durante o dia, conhecendo as cidades na beira dos rios, focagem noturna de jacarés, cavalgadas, passeios de bote, é uma opção de passeios para viver o rio pantaneiro e todo sua natureza.
Ou se você quer viver a vida do morador local, toda sua tradição de pantaneiro, conheça a opção de vida em comitiva, onde são visitadas fazendas locais, pescaria, cavalgadas, observação de pássaros. Opções imperdíveis para viver o Pantanal, que vai ser inesquecível.
Bonito
A região de Bonito é um capítulo á parte, e não tem esse nome sem razão. Berço de águas cristalinas, é ideal para quem ama passeios aquáticos.
Os passeios de flutuação são os mais conhecidos, em vários rios da região, chamam a uma contemplação dos peixes, e também da vegetação local, pois a maioria tem uma trilha para se chegar até o ponto de acesso ao rio. Alguns tem também como parte do passeio acesso á grutas, como a do Mimoso uma das mais famosas do Mato Grosso do Sul, fazendo flutuação na parte interna da caverna, vendo toda a parte geológica da gruta. Ou a Gruta da Catedral, a apenas 4 km da cidade.
Além da tranquilidade da flutuação, há também opções mais radicais, de aventura, com boia cross, canoagem, cachoeiras, além de rapel, escaladas, e trilhas com quadriciclo, além das trilhas a pé, onde faz paradas para banhos de rio, cachoeiras e vista em mirantes. Além de mergulhos com cilindro, em lagoas profundas.
Para quem quer somente relax, os passeios de contemplação são perfeitos, com trilhas mais fáceis e curtas, mirantes, e toda opção de passeios que podem levar crianças, como mini zoo, mini fazenda, balneários de areia fofa e toda estrutura de restaurantes e águas cristalinas e tranquilas.
Enfim, Mato Grosso do Sul mostrou que merece uma parada no estado nas próximas férias. Um destino que tem opções para vários perfis de turismo, todos eles norteando o respeito á natureza.
Saiba tudo que acontece na Revista Empório