Distrito de Camanducaia tem vários locais com natureza exuberante para os turistas ‘eternizarem’ experiência; fotografia já começa na área externa dos hotéis
Mirante do Kuriuwa Hotel, com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira (Foto: Divulgação/Kuriuwa Hotel) |
Localizado a mais de 1600 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) é um dos melhores destinos do Brasil para o registro de imagens que ajudam a “eternizar” os passeios realizados pelos turistas. Neste sábado (19) é comemorado o Dia Mundial da Fotografia e, no tradicional vilarejo que é um distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, a prática pode começar já na área externa de hotéis e pousadas, pois muitos deles contemplam os seus hóspedes com uma natureza exuberante em seus espaços.
“Monte Verde é um verdadeiro cartão-postal do Sul de Minas, pois está cheio de locais com atrativos naturais deslumbrantes. E parte da experiência inesquecível do turista também passa pelo lugar onde ele fica hospedado”, destaca Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).
Terraço do Kuriuwa Hotel rodeado por natureza deslumbrante (Divulgação/Kuriuwa Hotel) |
Um dos lugares que oferece esse diferencial no destino mineiro é o hotel Kuriuwa, que prioriza a preservação ambiental de sua ampla propriedade, de 24.000 m², a 1750 metros de altitude. Dono de comodidades como piscina aquecida, academia de ginástica e spa, o estabelecimento também possui um mirante em sua área externa, de onde os hóspedes podem desfrutar da vista das montanhas da Serra da Mantiqueira e, é claro, tirar muitas fotos. Mais informações pelos telefones: (35) 3438-1959, 3438-1593 e 98704-4832.
Trilha interna do Mirante da Colyna é ampla e bem sinalizada (Foto: Divulgação/Mirante da Colyna) |
O Mirante da Colyna, por sua vez, é outro hotel de Monte Verde com extenso espaço de natureza deslumbrante. Com um grande spa e diversos outros atrativos de lazer fora de suas acomodações, a hospedagem conta com uma trilha ecológica que atravessa um trecho da Mata Atlântica. Com área de descanso com bancos e redes, a travessia é sinalizada com informações sobre os animais que podem ser encontrados em sua extensão, como esquilos e belos pássaros. Um cenário também propício para ser capturado e recordado em fotos. Mais informações pelos telefones: (35) 3438-2613 e 3438-2493.
Saíra Douradinha, espécie de ave que existe em Monte Verde (Foto: Divulgação/André Menini) |
A natureza de Monte Verde é, por sinal, considerada um lugar privilegiado para a observação de aves, o chamado birdwatching. Camanducaia possui atualmente 275 espécies, sendo que 272 delas puderam ser registradas em fotografias, de acordo com a última pesquisa realizada no local pelo portal WikiAves, um dos mais respeitados entre os sites que catalogam informações sobre esse tipo de animal. É outra boa opção para quem gosta de reproduzir imagens em “belos cliques”.
Vista de mirante na Pedra Redonda é atrativo imperdível (Foto: Divulgação/Tom Araújo) |
E, entre os passeios na natureza de Monte Verde em que os registros fotográficos são considerados “obrigatórios”, destaque para o da trilha da Pedra Redonda, onde há um mirante, a 1800 metros de altitude, e o turista tem a experiência inesquecívelde capturar uma vista panorâmica de 360º da Serra da Mantiqueira. Essa é uma das trilhas do distrito que são administradas pela MOVE e o passeio no local pode ser contratado por meio do site, onde estão as mais de 50 agências associadas à entidade.
Um dos jardins da pousada Águia Dourada (Foto: Divulgação/ Águia Dourada) |
Monte Verde também traz entre as suas características o cuidado que muitos dos seus estabelecimentos têm com os jardins de suas áreas externas. Esse é o caso, por exemplo, da pousada Águia Dourada, onde os hóspedes desfrutam de um paisagismo com belas plantas nos arredores de suas acomodações. É um ambiente ideal para casais e famílias registrar fotos durante a estadia no local, que dispõe de comodidades como piscina aquecida, spa e academia. Mais informações pelos telefones: (35) 3438-1685, 3438-2074 e 99906-7127.
Sorveteria tem espaço kids e equipe para cuidar das crianças (Foto: Divulgação/MOVE) |
E para famílias que se hospedam em Monte Verde e pretendem curtir alguns passeios que não podem ser feitos junto com os filhos, bem como registrá-los com fotos que serão uma memória fundamental dessas experiências, o distrito conta com opções de locais que cuidam dos pequenos enquanto os papais se divertem. Esse é o caso do Matrangolo Sorvetes & Cia, que possui espaços kids e para eventos. O estabelecimento tem pacotes de day use, cujos combos, com ou sem lanche, variam de R$ 100 a R$ 300, dependendo do período de tempo em que as crianças ou adolescentes ficarem com a equipe de cuidadores. O local funciona diariamente, das 9h às 22h. Mais informações pelo telefone: (35) 99975-5583.
Sobre a MOVE
Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país. A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural.
Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e a valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com mais de 160 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, ao poder público e à comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.
Saiba tudo que acontece aqui na Revista Empório