Após dois anos de restrições e fechamentos de fronteira, veja as estações de esqui que estarão em alta nessa temporada
Não importa a época do ano, o Chile sempre reserva surpresas e encantos para os visitantes do país. De norte a sul, o destino tem opções incríveis e experiências memoráveis. Do deserto do Atacama, localizado ao norte do Chile, passando pelas praias banhadas pelo oceano pacífico, as montanhas para escalada e o verde dos parrerais, o país oferece aos turistas cenários deslumbrantes e atividades sob medida para cada estação do ano.
Quando os dias mais quentes se despedem, os programas de verão dão espaço a tão esperada temporada de inverno. Os destinos mais badalados e procurados pelos turistas se transformam, e a hospitalidade chilena, marca registrada de um povo que sabe como ser um bom anfitrião, se destaca.
São mais de 10 opções de pistas e estações de esqui, algumas próximas a capital Santiago, outras um pouco mais distantes, ao sul do país. Mas todas com um charme e requinte que o inverno e o destino oferecem. Separamos cinco sugestões que valem ter no radar na hora de programar a viagem.
Valle Nevado
O Valle Nevado, a maior e mais moderna estação de esqui da América Latina está a 60 quilômetros de Santiago e fica a 3.025 metros de altitude. São 30 pistas e nove teleféricos que atendem à demanda de turistas. Para a temporada 2022, a previsão de abertura das pistas é para início de junho, a depender da quantidade de neve que cair. Os restaurantes da região, como Valle Lounge e Bajo Zero, acompanham o calendário de abertura das pistas. Ou seja, se houver neve e as pistas estiverem abertas, os restaurantes estarão abertos. Já os hotéis, começam a temporada em 17 de junho.
Portillo
A estação de Portillo está a 164 quilômetros de Santiago. A subida pela estrada sinuosa, com 32 curvas, revela também uma paisagem espetacular. Portillo dispõe de 34 pistas e 14 meios de elevação. O Hotel Portillo é uma das principais acomodações do destino com 123 apartamentos que oferecem vista ou para a cordilheira dos Andes ou para a Laguna Del Inca. A temporada de inverno tem início a partir de 25 de junho.
La Parva
Para o turista que gosta de experienciar a viagem como um “local”, La Parva é o destino perfeito. O vilarejo, localizado a 2.540 metros de altitude não tem hotéis, mas traz todo o charme das casas, apartamentos e bangalôs que estão disponíveis para aluguel. La Parva conta com seis restaurantes, sendo três localizados nas pistas e os outros três no nível da rua com uma gastronomia típica da montanha, como fondues e empanadas.
A previsão de início das operações dos restaurantes com foco na temporada de inverno é junho, a depender do volume de neve que cair sobre a estação.
Mais ao sul do país, há outros dois centros de esqui bastante procurados pelos turistas: Corralco e Chillán.
Valle Corralco
Localizado a 714 quilômetros de Santiago, Corralco está aos pés do vulcão Lonquimay e tem cerca de 25 pistas de vários níveis. A neve seca, plana e sem rochas é ideal para crianças. A temporada de inverno com a abertura de hotéis e restaurantes começa em 25 de junho e se estende até 12 de outubro.
Nevados de Chillán
Distante 407 km ao sul da capital Santiago, 194 km a leste da cidade de Concepción e 82 da pequena Chillán, Nevados de Chillán está instalado aos pés de três vulcões adormecidos – Viejo, Nuevo e Nevados, um lindo cenário de floresta nativa. Sua localização privilegiada garante neve durante todo o inverno e um aquecimento natural das águas que abastecem todo o complexo, desde apartamentos até piscinas e spa.
Considerado um dos melhores centros de esqui da América do Sul – eleito por três anos consecutivos o Melhor Ski Resort do Chile e um dos 25 Melhores de Categoria Mundial pela World Ski Awards, premiação mundial dedicada exclusivamente a indústria do esqui, Nevados de Chillán oferece a possiblidade de aproveitar toda a adrenalina do esqui em seus mais de 35 km de pistas. Além da excelente qualidade da neve, conta com ótimos hotéis de estilo de montanha que oferecem os melhores serviços de spa para estética, relaxamento e saúde, piscinas de águas termais, bares e restaurantes, nightclub, academia e salas de reunião.
As atividades vulcânicas da região oferecem piscinas termais e relaxantes em que a água chega a 37º. A novidade para a temporada 2022 é a nova cafeteria Garganta Del Diablo, parada obrigatória para quem desce da trilha Três Marias e que oferece uma vista privilegiada das montanhas. Novidade também para as crianças, que este ano terão acesso à nova escola de mini-esqui. A abertura das pistas acontece em 25 de junho e as operações seguem até 25 de setembro.
Região privilegiada
Considerado uma das melhores regiões para esquiar no mundo, as pistas de esqui chilenas atendem desde os amantes do esporte, até as pessoas que estão iniciando na prática esportiva, ou mesmo famílias que se divertem pelos vales.
O estreito país localizado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes tem inúmeras opções para aqueles que buscam acomodações agradáveis, boa gastronomia, degustação de vinhos e, claro, contato com a neve.
Protocolos Sanitários
Atualmente, para entrar ou sair do Chile não é necessário apresentação de PCR ou homologação da vacina. Contudo, os equipamentos turísticos – de hotéis a restaurantes – podem solicitar o chamado “passe de mobilidade” ou “passaporte da vacina”. Mais informações sobre os protocolos sanitários estão disponíveis no site do Ministério da Saúde.
Serviço – Primetour
Pacote por pessoa, com hospedagem no hotel Corralco. Preço por pessoa, a partir de $ 992 por pessoa em base dupla em acomodação standard, incluindo 4 noites no Corralco Resort com meia pensão, tíquete de ski diário válido até o dia do check-out, traslado em van do hotel ao centro de ski a cada 15 minutos, Lockers para equipamento de ski (sujeito a disponibilidade). Não inclui aéreo. Saídas de 25/06/22 a 10/10/22, programa com data fixa de entrada aos sábados. Pagamento a vista ou parcelado em até 6 vezes, sem juros. Mais informações e/ou reservas (11) 3178 4760.
Saiba tudo que acontece aqui na Revista Empório