O Visit Argentina em parceria com o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) promoveram, nesta terça-feira (28), um roadshow para agentes de viagens convidados de Curitiba e Paraná, um dos principais estados brasileiros emissores de turistas para a Argentina. O encontro para apresentar as novidades e as melhores dicas para os profissionais que vendem o destino foi realizado no Hotel Qoya, no Batel, com um farto café da manhã, com doces e pratos típicos argentinos.
A ação reunindo Visit Argentina com o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur), faz parte do Plano de Promoção do Turismo Inprotur 2023 para o Brasil com 46 ações presenciais (roadshows, press trips, fam tours) programadas ao longo deste ano e que tem por finalidade fortalecer a promoção argentina e, ao mesmo tempo, acelerar o crescimento do turismo brasileiro acima dos números pré-pandemia. O plano de promoção turística do Inprotur tem o dobro de ações de 2022.
Depois da pandemia, a Argentina experimentou um boom no turismo, principalmente no segundo semestre de 2022. Em seguida o turismo se estabilizou e agora neste ano, já trabalham para retomar os níveis do melhor momento recente.
Natália Pisoni, coordenadora de mercado do Inprotur, começou explicando sobre como seria a dinâmica, com explicações sobre novas rotas aéreas, regiões turísticas, pontos a serem explorados na Argentina com um atrativo turístico. A apresentação teria algumas regiões do destino, como o Norte, passando por Mendoza e concluindo pela Patagonia, com destaque para Rotas de Vinhos de altura, gastronomia, atrações naturais, neve e demais opções de turismo e lazer pela Rota 40. E no final, aconteceu uma roda de negócios, com os principais empresários do ramo hoteleiro e turismo da Argentina em suas áreas.
O representante da Aerolineas Argentinas no Brasil, começou explicando sobre as novas rotas para o país, com vôos direto de Curitiba para Buenos Aires, além de vôos diários para Bariloche, saindo de São Paulo, e outros destinos importantes para os turistas á procura de aventura, boa gastronomia, neve e belas paisagens. Preços convidativos e as várias opções de conexões feitas pela companhia aérea para este novo período do ano, torna as Aerolineas Argentinas uma grande parceira dos agentes e do turismo argentino.
Em seguida, a capacitadora do Inprotur, Paula Fariña, fez a apresentação aos agentes convidados as sugestões de roteiros pelo país. Começando pela região Norte, com destaque para Jujuy, Salta e Tucumán – incluindo as melhores atrações e os mais exclusivos passeios; Mendoza e San Juan, no pé da Cordilheira dos Andes; e a região da Patagônia.
Ela ressaltou que é importante e necessário que os agentes parceiros conheçam as novidades que a Argentina coloca para este ano. Com mais informação, conhecimento e sugestão de roteiros, com a possibilidade de incluir em todos o diferente, ou seja, opções fora do turismo mais clássico e tradicional, novas experiências nestes tempos de pós-pandemia, envolvendo muita natureza é são os destinos mais procurados. O agente tem a possibilidade de programar roteiros personalizados e para grupos sempre incluindo aqueles passeios mais exclusivos e diferenciados.
Inprotur inicia Plano de Promoção do Turismo Argentina de 2023
O Instituto já começou a realizar dentro do Plano de Promoção do Turismo Inprotur 2023 para o Brasil, 12 missões comerciais em 12 cidades do Brasil; com três operadoras de turismo, além de road shows promocionais em 13 cidades. Participará em 10 feiras de turismo e realizará ações promocionais em eventos esportivos de golfe e automobilismo, organizará 4 press trips com jornalistas brasileiros em 8 destinos argentinos e 9 fam tours com operadoras de turismo em 15 destinos da Argentina, além de ativações para o público final em 4 cidades brasileiras.
Brasil é a principal origem dos turistas que chegam à Argentina. Cada vez que um brasileiro chega a Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Bariloche. Nos últimos 12 meses entraram 860 mil turistas brasileiros, representando 20,7% do total que visitou o país e nos últimos 6 meses de 2022, o Brasil teve uma recuperação geral de quase 70% da receita em comparação com o mesmo período pré-pandêmico.
Enquanto entre 1º e 21 de janeiro de 2023, 98 mil turistas brasileiros entraram no país, o que significa uma recuperação de 72% em relação ao mesmo período de 2020. Nesse mesmo período, os brasileiros gastaram 77,04 milhões de dólares, o que representa 14% a mais do que no período anterior a pandemia.
Saiba tudo que acontece aqui na Revista Empório