Rede de Turismo Caiçara em parceria com a TCP e Sebrae

Rede de Turismo Caiçara em parceria com a TCP e Sebrae

REDE DE TURISMO CAIÇARA: TCP e Sebrae se unem para fortalecer empreendimentos locais

Nesta terça-feira (13), teve início a Rede de Turismo Caiçara, uma parceria estratégica entre o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae). Com o intuito de impulsionar o turismo de base comunitária, o treinamento visa qualificar os empreendimentos nas localidades de Eufrasina, Ilha de São Miguel, Ilha dos Valadares, Piaçaguera e Ponta de Ubá.

Rede Caiçara com apoio da TCP
Da esquerda para a direita, Welinton Monteiro Perdomo, gerente do Sebrae PR; Catiane dos Santos, consultora do Sebrae PR; Marianne Costa, coordenadora técnica do Sebrae PR; Maitê Carlim, analista de projetos institucionais da TCP; Octávio Eliot, supervisor institucional da TCP; Maria Mariano, analista de projetos institucionais da TCP; Fernanda Pesarini, consultora do Sebrae PR

Qualificação profissional para um turismo sustentável

Com duração de 12 meses, o projeto contempla um cronograma de atividades gratuitas destinadas aos moradores que atuam, direta ou indiretamente, no setor turístico dessas regiões. O objetivo é oferecer treinamentos que contribuam para o desenvolvimento das habilidades dos participantes e promovam práticas sustentáveis.

A Rede Caiçara de Turismo

Essas comunidades fazem parte da Rede Caiçara de Turismo, criada em 2013 como resultado do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo TCP. Composta por moradores locais, a Rede recebe suporte do Terminal para a estruturação de serviços turísticos, tais como passeios, trilhas, oficinas e experiências que proporcionam aos visitantes a oportunidade de conhecer a bela baía de Paranaguá, vivenciando a natureza e a cultura regional.

Acompanhamento individualizado do Sebrae

Além de oferecer orientação metodológica, a equipe do Sebrae fornecerá um acompanhamento individualizado para cada empreendimento. O objetivo é incentivar o empreendedorismo local, compartilhando experiências bem-sucedidas de turismo de base comunitária realizadas em outras regiões do Brasil, como áreas rurais, ribeirinhas, quilombolas, indígenas, entre outras.

Estímulo à preservação cultural e desenvolvimento econômico

“Investir na reestruturação e no fortalecimento do turismo de base é uma forma de incentivar a preservação da cultura parnanguara, além de impulsionar a economia local e elevar a autoestima da população”, destaca Allan Chiang, gerente institucional da TCP. O objetivo é que esses empreendedores locais se tornem atores independentes do turismo no litoral, promovendo um crescimento sustentável da região.

25 anos de compromisso socioambiental

Ao longo dos seus 25 anos de existência, a TCP tem desempenhado um papel fundamental na vida da cidade litorânea do Paraná, gerando impactos sociais, ambientais e econômicos significativos. A empresa já beneficiou mais de 40 projetos sociais por meio de Leis de Incentivo Fiscal e tem participado ativamente de mais de 60 ações em parceria com entidades locais, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento da região.

Com a Rede de Turismo Caiçara, a TCP e o Sebrae reforçam o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, oferecendo suporte e oportunidades para os empreendimentos locais, impulsionando o turismo de base comunitária e contribuindo para a preservação da cultura e do meio ambiente da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Textos Interessantes

Você também pode se interessar

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.