A Argentina é muito mais do que parrilla e vinho Malbec. Se você é um viajante que ama experimentar novos sabores e conhecer a cultura gastronômica de diferentes lugares, precisa conhecer a diversidade culinária deste país. A cozinha argentina é resultado de uma combinação de influências dos colonizadores espanhóis, dos povos nativos e dos imigrantes que chegaram no século XIX. Essa mistura de culturas e ingredientes resultou em uma riqueza gastronômica única.
No entanto, muitas pessoas ainda associam a Argentina apenas ao lendário churrasco feito com lenha e fogo vivo, a parrilla. Mas, além disso, há uma infinidade de opções para satisfazer o seu paladar. Em Buenos Aires, por exemplo, o Don Julio, eleito o melhor restaurante de carnes do mundo no World’s 101 Best Steak Restaurants, oferece muito mais do que deliciosas carnes: a adega com mais de 18 mil rótulos argentinos é um espetáculo à parte. Se tiver sorte, poderá encontrar por lá o craque Lionel Messi, que costuma jantar ali com a família quando está na cidade. Mas, se a fila estiver muito grande, vale lembrar que há outro representante portenho no ranking, o La Cabrera.
Para quem busca ainda mais diversidade, o Latin America’s 50 Best Restaurants, divulgado no final do ano passado, destaca a variedade da gastronomia argentina. O ranking tem oito campeões em Buenos Aires, incluindo o luxuoso hotel Four Seasons, que abriga a parrilla Elena, o modernoso Aramburu, o original Julia, o El Preferido de Palermo, o Mishiguene e o Chila, com sua alta gastronomia e vista para Puerto Madero. Já o Gran Dabbang é um exemplo de mistura entre ingredientes locais e street food asiática.
Mas a Argentina não se resume apenas a restaurantes estrelados. Mesmo nas ruas, é possível encontrar sabores incríveis. A influência dos imigrantes europeus, principalmente italianos e espanhóis, é evidente em pratos como pizzas, massas, tapas e tortilla de papas, um clássico da culinária raiz que pode ser provado em sua versão tradicional nos mercados da cidade. A street food argentina é uma atração à parte, com destaque para o choripán, sanduíche de linguiça com diferentes temperos, entre os quais o molho de ervas conhecido como chimichurri. E não é só isso: o choripán foi eleito o melhor estilo de cachorro quente do mundo em uma votação polêmica do guia gastronômico TasteAtlas.
Mas não é só em Buenos Aires que a culinária argentina brilha. No Norte do país, em províncias como Salta e Jujuy, é possível experimentar influências da cozinha dos povos indígenas, com as famosas empanadas de diversos sabores, as humitas e os tamales. Os vinhos brancos, produzidos com a uva Torrontés em grande altitude, nas montanhas de Salta, são outra especialidade da região.
Enfim, a Argentina é um paraíso gastronômico que vai muito além da parrilla e do vinho
Saiba tudo que acontece aqui na Revista Empório