Brasil leva Romeu e Julieta em forma de coquetel à final mundial do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2023

Brasil leva Romeu e Julieta em forma de coquetel à final mundial do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2023

licor 43

Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2023 anuncia o campeão da etapa local

Coquetel vencedor “R&J 43” tem inspiração na sobremesa Romeu e Julieta

O bartender carioca Igor Renovato, da escola de coquetelaria Bar Skull, irá representar o Brasil na final mundial do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge 2023. A competição, que desafia os profissionais a criarem os melhores coquetéis usando o Licor 43 e café, será realizada em Madri, na Espanha, entre os dias 16 e 19 de outubro.

Inspirado na sobremesa típica brasileira Romeu e Julieta, o drinque R&J 43 apresenta a clássica mistura de goiabada com queijo unida ao Licor 43 e café. A goiaba traz um leve frutado que se complementa bem com o café e um dulçor que se junta ao do Licor 43. A receita também leva cachaça.

”Logo que me inscrevi para o B&B Challenge tinha em mente criar um coquetel com toque de Brasil, que aliasse nossos hábitos do dia a dia aos sabores e situações, como pedir um café, uma sobremesa, ou um licor após uma refeição, que muitas vezes passam despercebidos”, conta Igor sobre sua criação. “Assim veio a inspiração do Romeu e Julieta”, complementa.

Além do R&J 43, outros coquetéisqueconquistaram os jurados foram o Fusión Tropical, do bartender Thiago Gomes (2º lugar) e Papi, do bartender Yuri Bittencourt, 3º colocado na etapa local.  

O júri foi composto pela chef Aline Guedes – professora e pesquisadora sobre comida brasileira; pelo jornalista e escritor Daniel Benevides – autor da coluna Gelo e Gim, da Folha de São Paulo; Gi Coutinho – jornalista, barista e especialista em café; e Tomás Lellis Vieira – Gerente da América do Sul para Zamora Company. Os quesitos para avaliação foram: a influência do Licor 43, a facilidade de preparação e reprodução, apresentação e execução, sabor e aroma, conhecimentos sobre café, além da ideia para a criação do coquetel.

B&B Challenge 2023 conta com a participação de nove importantes mercados do Licor 43: Brasil, Estônia, México, Espanha, Alemanha, EUA, Colômbia, Peru e Costa Rica. Cada país terá seu bartender ou barista representante na grande final, que foi eleito pelo júri local formado por especialistas em coquetéis, cafés e gastronomia. O vencedor mundial receberá uma bolsa para investir em equipamentos profissionais e cursos de desenvolvimento de carreira, fará parte do corpo de jurados do próximo B&B Challenge, além de se tornar o Coffee Master Licor 43, em 2024, participando dos principais eventos internacionais da marca.

“O café faz parte da história do Licor 43 e com o B&B Challenge podemos ver como essa combinação tem servido de inspiração para os bartenders e baristas de todo o mundo”, comenta Tomás Lellis Vieira, Gerente da América do Sul para Zamora Company. 

Esta é a sétima edição do Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge e o quarto ano que o Brasil participa. Em 2021, a mixologista brasileira Thalita Cacho foi a campeã mundial com o coquetel Tropicália.

R&J 43 I Igor Renovato

img-4

Ingredientes

  • 25ml Licor 43
  • 20ml Cachaça Prata
  • 30ml café coado (duplo)
  • 15ml Geleia de Goiaba
  • 3 ml Limão

Modo de preparo: Adicione todos os ingredientes na coqueteleira e bata. Servido em copo baixo. Guarnição: queijo curado

Fusión Tropical I Thiago Gomes

img-5

Ingredientes

  • 50 ml de Licor 43
  • 25 ml de cupuaçu
  • 25 ml do Cold Brew de café Catuaí Amarelo
  • 2,5 ml de suco de limão
  • 2 dashes de bitter de cacau

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes na coqueteleira e bata. Decore com um espeto de queijo grana padano e manjericão

Papi I Yuri Bittencourt

licor 43

Ingredientes:

  • 45 ml de Licor 43
  • 22,5 ml de tequila
  • 7,5 ml de Fernet Branca
  • 22,5 ml suco de laranja
  • 7,5 ml suco de limão
  • 30 ml café expresso
  • Ginger Ale

Modo de preparo: bata vigorosamente os ingredientes até 5 segundos, com exceção do Ginger Ale. Na sequência, complete com Ginger Ale. Decore com duas folhas de hortelã

Sobre a Zamora Company

A Zamora Company é uma empresa espanhola com capital 100% familiar, que produz e comercializa vinhos e bebidas destiladas de elevado valor agregado, visando a satisfação do cliente e a criação e desenvolvimento de marcas premium. Com participação em mais de 80 países, a Zamora Company é composta por uma experiente equipe internacional de mais de 400 pessoas e um extenso portfólio de marcas Premium, com fábricas na Espanha, Itália, Estados Unidos e República Dominicana, e com um volume de negócios anual de 266 milhões de euros.

É detentora de marcas reconhecidas de prestígio internacional, como Licor 43, Ramón Bilbao, Limoncello Villa Massa, Gin Martin Miller, Lolea Sangria, Mar de Frades, Pacharán Zoco, Cruz de Alba, Thunder Bitch e El Afilador Orujos, a que devemos acrescentar as marcas distribuídas e investidas que fazem parte do portfólio de produtos da empresa: Matusalem, Pommery Champagne, entre outras.

Site: www.zamoracompany.com

Sobre a Aurora Fine Brands

Com 75 anos de experiência, a Aurora Fine Brands acredita que sabores únicos criam momentos especiais. A empresa foi fundada em 1921 em Hamburgo, na Alemanha, e hoje é uma das mais consolidadas na importação e distribuição exclusiva de bebidas e alimentos finos no Brasil, para onde a companhia migrou em 1946.

Sempre conectada à novas tendências, a Aurora Fine Brands descobre e seleciona o que há de melhor na indústria de bebidas e alimentos sofisticados surpreendendo e ampliando o repertório de escolha dos clientes mais exigentes. Com excelência nos detalhes, se preocupa com cada etapa do processo, para que tudo chegue impecável da origem ao consumidor final.

Estruturada em 4 divisões: Alimentos, Confectionery, Destilados & Licores, e Vinhos (divisão também conhecida como Inovini), representa e desenvolve mais de 60 marcas internacionais em seu portfólio, entre elas o snack de arroz Kalassi, conservas Bonduelle, mostardas Maille, geleias St Dalfour, chocolates Baci Perugina, tequila Jose Cuervo, Licor 43 e, na Inovini, os vinhos Gonzalez Byass, Louis Latour, Penfolds entre outras.

Reconhecida nacional e internacionalmente, a Aurora Fine Brands é a única empresa da América Latina membro da CEISA (Circle of Specialty Food Importers), e está sob o comando de sua terceira geração, tendo como valores fundamentais o compromisso com a qualidade de atendimento ao cliente, excelência na escolha de produtos, valores éticos, responsabilidade social e consistência ao longo dos anos. Para saber mais acesse – www.aurora.com.br

Saiba tudo que acontece aqui na Revista Empório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Textos Interessantes

Você também pode se interessar

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.