Pirarucu é destaque do cardápio de restaurante em Curitiba

Pirarucu é destaque do cardápio de restaurante em Curitiba

A fusão entre o Pirarucu, um peixe da Amazônia com receita peruana e ingredientes japoneses ocorre em Curitiba. O Nuu Nikkei, um restaurante que combina as influências do Peru e do Japão em pratos criativos de alta gastronomia, recentemente adicionou ao seu cardápio duas receitas com pirarucu.

No início da década de 90, o pirarucu estava ameaçado de extinção, mas agora é uma espécie protegida e tem chegado aos pratos de renomados restaurantes, graças à pesca controlada realizada por comunidades tradicionais. Esse peixe de água doce pode pesar mais de 200 kg e ainda possui um sabor que o destaca na culinária nortista. No entanto, ele chega ao Nuu Nikkei de uma outra forma: o chef Carlos Alata é peruano e traz consigo a sua experiência da culinária peruana, com o pirarucu como inspiração. “Como uma das influências para o novo cardápio foi justamente a Amazônia, fazia todo sentido incluir o peixe em alguns pratos”, comenta Luiz Araújo, um dos sócios do Nuu Nikkei.

O pirarucu é fornecido ao restaurante pela Trapiche Pescados, que tem parceria com as comunidades pesqueiras ribeirinhas do Rio Amazonas e seus afluentes. Essas comunidades possuem autorizações específicas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Ibama para a pesca em períodos determinados. “O peixe vem com o selo do Ibama e todas as guias ambientais, sendo considerado o selo verde da Amazônia”, afirma Bernardo Fuck, sócio-proprietário da Trapiche. “Isso é um trabalho social e ambiental. Como o pirarucu é protegido por lei e só pode ser pescado pelos ribeirinhos em determinados períodos, hoje em dia ele é abundante graças a esse trabalho, que também controla a pesca do pirarucu e gera renda para a comunidade”.

Pratos originais com Pirarucu

Uma ótima escolha para quem quer experimentar o peixe é o Niguiri Amazônico, uma das Especiais Duplas do Nuu Nikkei. Nessa iguaria, o pirarucu é selado com molho tailandês e finalizado com abacaxi grelhado, no típico formato do niguiri japonês – com o peixe sobre o arroz. A outra receita é um prato principal e se destaca entre os preparos grelhados consagrados na culinária latina. O Paiche al Horno é composto por pirarucu laqueado com o molho barbecue da casa, saquê, finalizado com castanha-do-pará e sal maldon, servido com mandioca crocante.

O Nuu Nikkei funciona para jantar de terça a domingo, a partir das 18h, e serve almoço aos sábados e domingos, das 12h às 15h. O restaurante está localizado na Rua Fernando Simas, número 333, no bairro Mercês. Reservas e informações estão disponíveis no Instagram oficial do restaurante (@nuunikkei).

Saiba tudo que acontece aqui na Revista Empório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Textos Interessantes

Você também pode se interessar

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.