Rotas Tchecas: Morávia-Silésia e Zlín

Junto com especialistas, o Escritório de Turismo Tcheco compilou uma série de itinerários para quem quer escolher a rota ideal para sua próxima #Czech Getaway.
A Morávia e a Silésia são dois dos três antigos reinos da República Tcheca. Atualmente duas regiões levam seus nomes, e por isso são locais de grandes aventuras e histórias.
Veja um percurso para descobrir os tesouros mais emblemáticos destas regiões e um toque de uma região vizinha: Zlín.Descubra assentamentos agrícolas, impressionantes monumentos industriais, ciência, tecnologia e muitas outras aventuras.
Dia 1
Praga–Ostrava
Saia de Praga na direção nordeste (320 km, a melhor maneira de chegar lá é de trem que leva 3h35). Descubra alguns pontos do caminho técnico, uma rota virtual não marcada cujo objetivo é interligar as diferentes relíquias industriais localizadas no nordeste da República Tcheca. Graças a ele, você poderá descobrir não apenas monumentos da época da revolução industrial no século XIX, mas também obras militares ou agrícolas de tempos remotos. Algumas paradas que recomendamos são:
A mina Michal e a área de Dolní Vítkovice.
São lugares que preservaram sua autenticidade e testemunham o desenvolvimento industrial de toda a região, especialmente da cidade de Ostrava. A revolução industrial do século 19 exigia carvão e as minas de Ostrava ofereciam quantidades fartas desse mineral. São organizadas excursões à mina de Michal, bem como a Dolní Vítkovice, mostrando o processo de produção de aço.
Um panorama de Ostrava.
Perto do centro de Ostrava existe uma pequena colina em forma de cone. Sua tonalidade vermelha é composta por milhões de toneladas de matéria estéril queimada, trazida para este local desde a década de 1920 da mina de carvão de Ostrava chamada Trojice (Trindade). Nos últimos 60 anos, o aglomerado queimou gradualmente por dentro e, assim, graças às altas temperaturas, os valiosos minerais de porcelana e jaspe foram formados aqui, tanto natural quanto artificialmente. A montanha é de livre acesso, sendo o ponto mais alto da cidade.
Área da fortificação tchecoslovaca Darkovičky (25 km)
A pequena cidade chamada Darkovičky está localizada muito perto de Ostrava. Aqui você encontrará uma importante relíquia técnico-militar. A área de fortificação representa hoje uma amostra apreciada a nível europeu do sistema de fortificação único da Tchecoslováquia que, antes da Segunda Guerra Mundial, construiu fortificações ao longo das fronteiras com a Alemanha nazista.
Ostrava será sua base de aventuras, para onde retornará após os passeios. Não se preocupe que no último dia terá oportunidade de desfrutar da cidade. Recomendações de estadia e onde comer abaixo:
Fome?
Comedor Restaurant
Endereço: Zamecká 488/20
https://www.comedor.cz/en/
Restaurante Moravska chalupa
Endereço: Musorgského 9
https://www.moravskachalupa.cz/
Restaurante Sbeerka
Endereço: Hlavní třída 6096, Ostrava-Poruba
https://sbeerka.cz/
Restaurante Jan MariaEndereço: Slivova 1946, Ostrava
https://www.jan-maria.cz/en/
Onde dormir?
Hotel Best Western Vista****
Endereço: Kpt. Vajdy 3046/2
http://web.hotelvista.cz/
Imperial Hotel Ostrava****
Endereço: Tyrsova 6
https://www.imperialhotelostrava.com/en/
Hotel Trebovicky mlyn***
Endereço: Na Helene 5004/2
https://www.trebovickymlyn.cz/

Dia 2
Ostrava–Stramberk–Novy Jicin–Ostrava
Comece o passeio cedo, pois a primeira parada está a 30km. Encostas verdes, casas de madeira, tradições folclóricas e excelente culinária regional esperam por você em Stramberk, que o receberá com charmosas ruas e casas de madeira dos séculos XVIII e XIX.
Bem acima da cidade erguem-se as ruínas do castelo Strallenberg com a alta torre cilíndrica chamada Trúba; com uma ponte de madeira, abre a vista fantástica dos arredores. Becos pitorescos o levarão ao assentamento abaixo do castelo e escadas em espiral levam do castelo à praça principal.
Há um museu de marionetes, o mini-zoológico Aqua Terra, o museu da Pré-história do famoso pintor Zdeněk Burian e o Museu dos Brinquedos. Em uma das cabanas de madeira da esquina, você encontrará um museu de cera (Panoptikum) com todos os tipos de figuras de cera, que o apresentarão aos personagens desta região, enquanto a cafeteria Perníkovka revelará os segredos da produção do pão de gengibre tradicional no local.
A praça também abriga a renovada cervejaria da cidade, onde a cerveja de levedura Trubač e outras especialidades são preparadas. Você pode saborear cervejas tradicionais e delícias culinárias, até provar por si mesmo os efeitos benéficos dos banhos de cerveja originais!
E se é amante de doces, aqui pode saborear uma especialidade tradicional e centenária. As famosas Orelhas de Stramberk. São biscoitos em forma de “orelhas humanas” recheados com diferentes cremes, segundo receitas ancestrais.
Segundo uma lenda, no ano de 1241 invasores orientais selvagens chegaram a Stramberk. Eles estavam destruindo tudo em todos os lugares e cortando as orelhas e as mãos dos habitantes locais. O povo de Štramberk foi salvo graças à fortificação que construíram rapidamente na colina Kotouč. Eles também conseguiram quebrar à noite a represa do lago próximo, e a água inundou o acampamento inimigo. Todos os tártaros morreram afogados e apenas alguns sacos de orelhas humanas permaneceram no acampamento. Para comemorar esta gloriosa vitória, os locais organizam uma grande romaria no dia da Assunção de Nossa Senhora, e preparam estes doces.
Fome?
Cervejaria Municipal Stramberk
Endereço: Náměstí 5, Štramberk
https://gastrowitcher.cz/mestsky-pivovar-stramberk/
O próximo destino fica 35km ao norte e é uma cidade bem peculiar.
A cidade de Nový Jičín é famosa principalmente por sua praça com arcadas, seu histórico prédio renascentista dos correios, seu palácio e sua rica história tcheco-alemã. Nas instalações do palácio renascentista de Žerotín encontra-se o Museu de Nový Jičín que preparou para seus visitantes uma completa exposição de chapéus, bonés e boinas que é considerada a maior do mundo.
O passeio mais popular em Novy Jicin é para as ruínas do Castelo Stary Jicin, a sudoeste da cidade. Para além de um restaurante, dispõe ainda de um miradouro com bonitas vistas panorâmicas. Perto daqui, existe outra residência aristocrática barroca do século XVIII, o Palácio Kunín (9 km).
Retorne a Ostrava para mais aventuras no dia seguinte.
Dia 3
Ostrava–Zlín
Hoje cruze a fronteira da região da Morávia e conheça os tesouros da região de Zlín. Será um dia de aventuras e caminhadas por isso esteja preparado para interagir com a natureza.
Siga para as montanhas Beskydy (40km) para começar a aventura. A área é caracterizada pela arquitetura de madeira de suas igrejas e casas. Entre as mais belas construções está o conjunto de cabanas de madeira no topo de Pustevny, que foram projetadas pelo arquiteto Dušan Jurkovič em estilo modernista. Este centro está localizado a uma altitude de 1.018 m e é o mais visitado de Beskydy.
Pustevny recebeu esse nome em homenagem aos eremitas que habitavam esta área. Eles procuraram lugares distantes da civilização, e o último deles morreu em 1874. No verão é um local atraente para caminhadas e conhecer a bela paisagem circundante, no inverno uma renomada estação de esqui.
Para sucumbir ao charme único da arquitetura popular de madeira, aninhada em um cenário pitoresco das colinas de Beskydy, você não precisa fazer muito esforço. Um teleférico o levará a esta passagem na montanha, tornando Pustevny também acessível para famílias com crianças e turistas menos ativos. O teleférico original, do ano de 1940, é o primeiro do mundo.
De Pustevny, você pode chegar confortavelmente ao topo de Radhošť e ver a estátua do governador das montanhas, o deus pagão Radegast.
Fome?
Restaurante Pod Borovou
Endereço: Malenovice 333
https://www.podborovou.cz/
Koliba ValaskaEndereço: Pustevny
http://www.koliba-valaska.cz/
A 20k dali está o maior museu ao ar livre da Europa Central, localizado em Roznov pod Radhostem, que irá apresentá-lo ao artesanato tradicional, folclore e costumes que foram mantidos ao longo de muitas gerações.
O museu é um monumento cultural nacional com mais de 100 objetos originais. É composto por várias partes. A cidade de madeira representa uma pequena aldeia rural do século XIX e início do século XX. Isso permitirá que você tenha uma ideia da vida da época, do artesanato, das autoridades, da igreja, do spa. A Vila Valaquiana reproduz uma aldeia real com suas fazendas, moinho de vento, oficina de ferreiro, poços e jardins. O vale do moinho mostra edifícios técnicos em funcionamento. Aqui poderá ver como é tecido o pano, o processo de moagem do trigo, o corte das placas, a prensagem do azeite, o trabalho com o ferro. Valassky Slavín, o cemitério honorário e homenagem a importantes personalidades da região, faz parte do complexo.Aqui também descansa Emil Zatopek, o famoso atleta tcheco e quatro vezes campeão olímpico.
Dia 4
Ostrava – Praga
Despeça-se de Ostrava com uma visita. Nenhuma cidade tcheca reflete o desenvolvimento tecnológico e a revolução industrial como ela. A arquitetura industrial com suas torres de mineração, seus altos-fornos e a vista da empresa Vitkovicke zelezarny representam uma experiência única e inesquecível, vendo a cidade tanto do chão quanto do alto. Há uma coisa que permanece escondida, a enorme cidade subterrânea onde milhares de pessoas trabalhavam dia após dia. Objetos técnicos excepcionais foram proclamados Monumentos Culturais Nacionais.
Para se despedir da cidade, suba até o topo da Nova Prefeitura, construída no estilo do funcionalismo – o maior complexo municipal com a torre mais alta da República Tcheca, e que usa o paternoster , um elevador sem portas em constante movimento. A vista do terraço de 73 metros de altura irá cativá-lo.
Esperamos que essas ideias o ajudem a planejar sua próxima visita à República Tcheca.

Para mais ideias, recomendações e segredos de #DestinationRepública Tcheca, Morávia, Silésia e Zlin:
visitczechia.comdestinochequia.com
www.northmoravia.travel
http://visit.vychodni-morava.cz/en.html

Saiba tudo que acontece aqui na Revista Empório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Textos Interessantes

Você também pode se interessar

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.