Chocolate: receitas para o inverno

Especialistas falam sobre os benefícios do cacau e dar dicas sobre consumo consciente

O inverno é a terceira data com maior consumo de chocolate no Brasil, perdendo apenas para a Páscoa e o Natal. A estação mais fria do ano representa quase um terço da produção anual e das vendas dos doces feitos à base de cacau, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

Com o clima frio, as pessoas sentem mais vontade de comer chocolate. Uma das explicações está no gasto energético do corpo durante o inverno. O organismo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal e, naturalmente, aumenta a sensação de fome. Por ser um alimento energético, o cacau ajuda a suprir essa necessidade.

O chocolate também está relacionado às emoções. No inverno, os dias tendem a ser nublados, o sol se põe mais cedo e é comum que as pessoas busquem meios para compensar a apatia e o desânimo. Neste caso, o chocolate está mais relacionado às questões emocionais do que à fome, propriamente dita.

“Ao ser consumido, o chocolate libera serotonina, endorfina e dopamina, conhecidos como hormônios da felicidade. Isso aumenta a sensação de bem-estar, prazer e acolhimento”, explica a psicóloga Daniela Jungles, professora do curso de Psicologia do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação.

Consumo consciente

Para evitar excessos no consumo de chocolate durante o inverno, a nutricionista Maria Fernanda Koch Temporal, coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba, recomenda bom senso. “A dica é evitar os exageros e escolher os chocolates meio amargo e amargo, que têm concentração maior de cacau e menos açúcar e gordura. Quanto mais cacau, maior o benefício para a saúde”, ensina.

O nutricionista Jhonathan Andrade, mestre em Alimentação e professor do curso de Nutrição do UniCuritiba, indica o consumo de 15g a 30g do chocolate por dia, especialmente as opções que tenham 65% de cacau e massa de cacau como primeiro item da lista de ingredientes. “Isso equivale a uma barra pequena ou quatro quadradinhos do alimento. Assim, é possível saciar a vontade de comer chocolate sem peso na consciência.”

Receitas com chocolate

O equilíbrio é a melhor receita para quem não abre mão do chocolate, mas também não quer exagerar no consumo do doce. A Abicab ensina algumas receitas com chocolate em pó que aguçam o paladar e brilham à mesa.

1. CHOCOLATE QUENTE COM MENTA

img-4

Ingredientes

2 xícaras de leite

2 colheres de sopa de chocolate em pó 70% cacau

3 colheres de sopa de leite condensado

1 colher de chá de maisena

40 ml de essência de menta

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até obter uma consistência cremosa. Sirva com canela.

2. BOLO DE BRIGADEIRO SAUDÁVEL

img-5

Ingredientes

Massa

6 ovos

3/4 xícaras de açúcar demerara

1 xícara de óleo de girassol

1 xícara de leite de amêndoas

330 g de farinha de arroz

20 g de farinha de linhaça

90 g de cacau em pó

1 colher de sopa de baunilha

Brigadeiro

800 g de leite de amêndoas

60 g de cacau em pó

20 g de fécula de batata

Modo de preparo

Massa

Bata os ovos com o açúcar até fica cremoso, adicione o óleo delicadamente, adicione alternadamente o leite e as farinhas. Em seguida adicione o cacau e a baunilha. Asse por 20 minutos, em forno a 170 graus.

Brigadeiro

Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo a médio, até desgrudar da panela.

Finalização

Corte o bolo ao meio, recheie com o brigadeiro e, depois, cubra com o restante.

3. SUFLÊ DE CHOCOLATE

chocolate

Ingredientes

200g de açúcar

4 ovos

200g de chocolate meio amargo

200g de manteiga

Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho-maria. Derreta a manteiga. Separe as claras das gemas dos ovos, reserve as gemas. Bata as claras até que elas fiquem em ponto de neve, reserve. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme. Por último, adicione as claras em neve. Adicione o chocolate e a manteiga nesse creme. Coloque no forno, que não pode estar preaquecido, por cerca de 10 a 15 minutos. Espere até que ele esteja altinho e prontinho, é só desligar o forno e servir.

4. BOLO DE CANECA

img-7

Ingredientes

Massa

1 ovo pequeno

4 colheres (sopa) de leite

3 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó 50% cacau

4 colheres (sopa) rasas de açúcar

4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo

1 colher (café) de fermento em pó

Calda

2 colheres (sopa) de leite

1 colher (chá) de manteiga

1 ou 2 colheres (sopa) rasas de açúcar

3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó 50% cacau

Modo de preparo

Massa

Coloque o ovo na caneca e bata bem com garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Coloque a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar. Leve por 3 minutos no micro-ondas na potência máxima.

Calda

Misture tudo e coloque por 30 segundos no micro-ondas na potência máxima. Coloque no bolo ainda quente.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

https://www.unicuritiba.edu.br/

Crédito de imagens: PIxabay (banco free) e Abicab (receitas)

Saiba tudo que acontece aqui na Revista Empório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Textos Interessantes

Você também pode se interessar

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.