Executiva da Multi Chef explica que há diferenças muitas vezes sutis entre o que usar para servir água, vinho ou outras bebidas
Preparar uma bela mesa para servir um almoço em família ou um jantar para amigos requer unir utilidade e bom gosto. Além da escolha do menu, pratos e talheres, as taças são itens que ajudam a compor o cenário e podem acrescentar um certo glamour à produção. Mas como escolher?
Há diversos tipos de taças no mercado, e elas servem para ajudar a valorizar as diferentes características de cada bebida. Ou seja, itens como sabor, aroma e efervescência. Quem pretende servir vinho ou gim ou, ainda, simplesmente água mineral, precisa estar atento à escolha das taças que vão para a mesa.
Segundo Mislene Lima, CCO da Multi Chef, empresa que conta com todos os utensílios necessários para explorar os prazeres da gastronomia, existem desde modelos mais tradicionais de taças até os mais modernos e sofisticados, que variam de acordo com o gosto do anfitrião. “Muita gente não se atenta a isso, até porque as diferenças entre as taças muitas vezes parecem sutis, mas escolhê-las com carinho e atenção podem deixar até o ato de brindar mais elegante”, afirma.
Mislene explica que a taça para servir água é a mais fácil de escolher por ser mais simples. “Normalmente ela é reta e tem uma base mais ampla, podendo ser de vidro, cristal ou outros materiais. Mas existem outras possibilidades diferenciadas no mercado também, com detalhes que podem dar um toque a mais”, diz a executiva.
Já as taças para vinho podem variar até mesmo de acordo com o tipo da bebida servida. “Para vinhos branco e rosé, geralmente as taças têm a haste mais longa e o bojo menor, o que permite uma melhor distribuição do líquido na hora de degustá-lo. No caso do vinho tinto, o bojo pode ser mais largo para que a bebida esteja bem oxigenada antes de chegar à boca”, comenta Mislene.
E se a ideia é servir outro tipo de bebida, como um drink com gin ou vodka por exemplo, a sugestão é ousar um pouco mais nas taças. “Um dos modelos mais conhecidos têm o bojo largo e o aro estreito e é chamado de ballon. Também há muitas taças com design fora do usual e cores diversas, que podem dar o charme necessário a um jantar romântico, por exemplo”, finaliza Mislene Lima.
Confira taças sugeridas pela CCO da Multi Chef para acrescentar mais glamour à sua mesa:
1. Jogo de taças para Bordeaux
Esse conjunto contém seis taças feitas em cristal ecológico com capacidade para 650ml. São perfeitas para fazer um brinde com um bom vinho ao longo do almoço ou jantar.
Uma taça cheia de charme para servir um drink especial. Tem capacidade para 270ml e é feita em acrílico, ou seja, é perfeita para quem quer diminuir os riscos de quebra.
Duas taças elegantes feitas de vidro com capacidade para 790ml. Podem ir à lava-louças.
Esse jogo contém seis taças em cristal ecológico e capacidade para 280ml. Ideal para brindar com muito luxo.
Com capacidade para 250ml, essa taça feita de vidro sempre agrada, pois une simplicidade e muito bom gosto.
Determinadas ocasiões pedem champagne. Neste caso, nada melhor que taças apropriadas como essa. É feita de vidro e tem capacidade para 210ml.
Saiba tudo que acontece aqui na Revista Empório